Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias Kerrie Warning, do International Corporate Governance Nerwork, participará do 6º Seminário Amec, no dia 29


Kerrie Warning, do International Corporate Governance Nerwork, participará do 6º Seminário Amec, no dia 29

 

Kerrie Waring, presidente interina da Rede Internacional de Governança Corporativa (ICGN, na sigla em inglês), tem presença confirmada no 6º Seminário Amec (Associação de Investidores no Mercado de Capitais), que ocorre no dia 29 de outubro Grand Hyatt São Paulo Hotel. Kerrie fará a palestra de encerramento com o tema The Global Debate on Shareholder Responsibilities. O evento terá como tema “Democracia Corporativa – Direitos e Deveres de Acionistas e Empresas”. Além de Kerrie Waring, estarão presentes Will Landers, diretor para América Latina da Blackrock, e Bruno Bastit, da área de Emerging Markets, da Hermes Fund Managers, dentre outros palestrantes nacionais e internacionais.

O ICGN é uma organização internacional que atua na promoção das melhores práticas de governança corporativa e todo o mundo. Kerrie é responsável pela implementação da estratégia do ICGN em mais de 50 países. Autoridade global no tema, ela já ocupou cargos importantes em diversos organismos internacionais, como Gerente de Governança Corporativa no Institute of Chartered Accountants, da Inglaterra e País de Gales, e Gerente de Desenvolvimento Profissional Internacional no Instituto de Administração.
As palestras do 6º Seminário Amec terão um formato inovador, mais interativo, onde serão discutidas as melhores práticas utilizadas pelas companhias na comunicação com o mercado, desde a apresentação de resultados a assembleias, e as formas como as empresas estão se portando frente às mudanças no comportamento dos acionistas. O evento conta com palestrantes internacionais confirmados que discutirão histórias de ativismo ao redor do mundo e suas lições para mercado brasileiro.
O evento, marcado pela entrega do Prêmio Amec de Eventos Corporativos, contará com uma apresentação de cases de companhias que transformaram suas assembleias em eventos relevantes, indo além do que a legislação determina e realizando, voluntariamente, ações que facilitam a vida de seus acionistas. A primeira edição do prêmio foi em 2012, quando a Valid foi agraciada. “A instituição do prêmio foi a forma encontrada pela Amec para estimular as boas práticas”, afirma Mauro Cunha, presidente da entidade. Os finalistas deste ano, depois de disputa entre oito candidatos, são a Kroton e a Localiza.
Serão discutidos os impactos da adoção do IFRS (International Financial Reporting Standards) no país, e seus reflexos, tanto positivos quanto negativos. Será abordada ainda a evolução regulatória sobre o disclosure, incluindo as iniciativas recentes sobre transações com partes relacionadas e as dificuldades de acesso a informações societárias, como atas e decisões nas assembleias.
Ainda sobre os aspectos regulatórios, o seminário tratará sobre o voto à distância. Regulamentado em 2010, o tema foi alvo de debates na Amec, que, em 2013, encaminhou à autarquia uma série de sugestões para o aprimoramento das assembleias no país, incluindo sua adequação às práticas internacionais. No evento, será discutido como o órgão regulador está avançando nesse tema e quais serão as mudanças que isso trará às assembleias futuramente. Também será debatido o estudo da Amec sobre o absenteísmo nas assembleias brasileiras e quais fatores impedem a solução desse problema.
As dificuldades vividas pelos acionistas estrangeiros de companhias brasileiras no exercício de seus direitos serão destacadas por investidores estrangeiros e agentes depositários de ADRs. Um dos painéis abordará os aspectos regulatórios e a autorregulação dos fundos de pensão e de investimentos, seus resultados e o que é possível avançar nesse sentido. Um dos debates terá como tema o insider trading e seus prejuízos ao mercado. Crime no país de 2001, essa prática é vista pelo mercado como um problema ainda presente.
Durante o 6º Seminário AMEC, os participantes terão a oportunidade de solicitar reuniões one-on-one com o Diretor Executivo do Comitê de Aquisições e Fusões (CAF), João Nogueira Batista. O CAF – conhecido como o Take Over Panel brasileiro - é resultado de um esforço de autorregulação do mercado para implantar no Brasil uma entidade que unisse especialização, celeridade e precisão em decisões sobre ofertas públicas de aquisição de ações e operações de reorganização societária envolvendo companhias listadas brasileiras.
Os seguintes palestrantes já confirmaram presença:
Alexandre Pinheiro, superintendente-geral da CVM;
Luciana Dias, diretora da CVM;
Edison Arisa, sócio da PwC e Presidente da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis diretor técnico;
Emilio Carazzai, presidente executivo da Habitasec, ex-presidente da Caixa Econômica Federal;
José Carlos Doherty, superintendente-geral da Anbima;
Marcelo Moscogliato, procurador federal;
Marcos Geovanne, diretor de participações da Previ;
Moacyr Salzstein, diretor de governança da Natura;
Luiz Liuzzi, sócio da Vinci Partners;
Fernando Tendolini, diretor da Sulamérica Investimentos;
Márcio Veronese Alves, diretor do Citibank;
Marcos Torres, diretor de autorregulação da BSM;
Tereza Grossi, integrante de comitês de auditoria e de conselhos de empresas abertas, ex-diretora do Banco Central
Palestrantes internacionais:
Phillip Green, partner at TCI;
Veronica Westberg, BNY Mellon;
Will Landers, diretor para América Latina da Blackrock e
Bruno Bastit, da área de Emerging Markets da Hermes Fund Managers
6º Seminário Amec - Democracia Corporativa: Direitos e Deveres de Acionistas e Empresas
Data: 29 de outubro de 2013, das 08h00 ás 18h00
Local: Grand Hyatt São Paulo Hotel, Avenida das Nações Unidas, 13301, São Paulo, SP
Informações: +55 11 3107-8416 ou 3707-0727
Credenciamento de imprensa:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
biancafernandes@@compliancecomunicacao.com.br
Ou pelos telefones: (11) 2506-6408/6629
 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing