Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias Com MPX, começa reestruturação do grupo X


Com MPX, começa reestruturação do grupo X

 

Enviado por Míriam Leitão - 04.07.2013 | 14h07m

NA CBN

Começou na MPX a mudança do grupo de Eike Batista. Hoje de manhã, foi confirmado que ele sairá da presidência do conselho da MPX, que terá aumento de capital e novos dirigentes. Primeiro, será tirado o X da empresa; a razão social vai ser alterada. O X, que antes era uma marca que considerava um negócio emergente, hoje é visto pelo mercado como um sinal de problemas, porque há uma crise de confiança em relação às empresas de Eike Batista.

Começa, portanto, a reestruturação pela MPX, que tem três termelétricas e, como recebe mesmo quando não está entregando energia, tem receita, ativos.

O que dá nova garantia é o aumento de capital por parte da alemã E.ON, que também contará com a participação do BTG. Eike perderá parte da participação e resta saber o que vai acontecer com o BNDES, que tem 10%.

A grande questão é: como o que parecia tão sólido, há pouco mais de um ano, agora está se desmontando? Tem a ver com o método de gestão de Eike Batista. Ele via uma oportunidade, criava uma empresa e antes que amadurecesse usava os ativos como garantia para a criação de outras empresas. Ele entrou em muitos negócios ao mesmo tempo, tomando muita dívida no mercado.

No caso do petróleo, houve claramente uma especulação. As declarações dos executivos não se confirmaram, induzindo muita gente a erro e até a perda de patrimônio. Por isso, as agências reguladoras devem explicações aos investidores.

Nesse momento, o que está se tentando fazer com a MPX é começar o processo de reestruturação do grupo, que foi entregue ao BTG para reduzir a crise de confiança, que se intensificou nos últimos dias, após o rebaixamento da nota da OGX. Mas ainda há muito X para ser resolvido.

http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2013/07/04/com-mpx-comeca-reestruturacao-do-grupo-x-502324.asp

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing