Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias CVM autoriza redução de quórum em assembleia da PortX


CVM autoriza redução de quórum em assembleia da PortX

SÃO PAULO - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a redução do quórum mínimo para votação da relação de troca proposta na incorporação da PortX pela sua controladora MMX na assembleia marcada para o dia 11, às 10h30. Essa será a terceira tentativa da companhia de aprovar a operação. As duas assembleias anteriores não chegaram a uma decisão por falta de quórum.

O pedido original da MMX era de que a uma decisão pudesse ser atingida com a aprovação da maioria dos presentes na reunião. A CVM recusou, mas aceitou como quórum mínimo o percentual de 27% dos acionistas detentores de ações em circulação, atingido nas duas primeiras convocações, ocorridas em maio e junho.

A dificuldade em atingir o quórum mínimo para instalação de votação, de 50% mais 1 dos acionistas, ocorre porque apenas 0,91% dos papéis da PortX estão em circulação no mercado. Em maio de 2011, a MMX já tinha feito uma oferta para fechamento de capital da subsidiária do setor de portos e passou a deter 99,09% do capital. Agora, quer comprar o restante. Como a proponente do preço, a controladora, nesses casos, não vota na reunião e a decisão fica a cargo apenas dos minoritários.

 

 

 

 

Matéria publicada pelo Valor Online em 03/07/12. Para ler a íntegra, acesse:

http://www.valor.com.br/empresas/2737020/cvm-autoriza-reducao-de-quorum-em-assembleia-da-portx

 

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing