Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias O desafio de vencer o vício das regrinhas


O desafio de vencer o vício das regrinhas

Por Natalia Viri | De São Paulo

Sob a gestão de Sandra Guerra, IBGC organizará fóruns de debate entre agentes do mercado para antecipar as "fronteiras da governança corporativa".

Disseminar as boas práticas de governança como uma cultura institucional e não apenas como um conjunto de regras "para inglês ver". Esse é o principal desafio do Instituto de Governança Corporativa (IBGC), na avaliação de Sandra Guerra, que assumiu a presidência do conselho de administração do órgão no começo do ano.

Envolvida no IBGC desde sua constituição, em 1995, e sócia-diretora da Better Governance, consultoria que orienta organizações em implementação de estruturas e processos de governança, Sandra acompanhou de perto as inúmeras transformações que mudaram o retrato do mercado de capitais brasileiro.

Segundo ela, os dez anos de existência do Novo mercado, segmento de listagem da BM&FBovespa com padrões mais rígidos de governança, já deixaram claro que os investidores tem uma melhor percepção das empresas com práticas diferenciadas, o que se traduz em prêmio sobre as ações da companhias listadas sob o selo.

Agora, passada a fase de consolidação, é preciso fazer com que as organizações assimilem internamente os valores embutidos nas boas práticas de governança. O processo, avalia a executiva, é natural. "É como quando começou a obrigatoriedade do cinto de segurança. Tinha gente que só colocava na frente do guarda e hoje é uma coisa natural, que as pessoas fazem em benefício próprio".

 

 

 

Matéria publicada pelo Valor Econômico em 23/04/12. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/empresas/2627354/o-desafio-de-vencer-o-vicio-das-regrinhas

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing