Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias Temporada de caça aos conselheiros


Temporada de caça aos conselheiros

Por Vívian Soares | De São Paulo

Está aberta a 'temporada de caça' aos conselheiros. Os profissionais que ajudam as empresas a decidir estratégias, a se relacionar com o mercado e a ganhar competitividade são demandados como nunca nos primeiros meses do ano. Isso porque o prazo legal para a maioria das companhias abertas aprovarem essas contratações é até 30 de abril. A disputa, porém, tem se tornado cada vez mais acirrada. Empresas de capital fechado, familiares e de médio porte em busca de profissionalização também estão montando seus 'boards', valorizando o passe dos conselheiros independentes.

Uma prova dessa demanda é o aumento do número de consultas de empresas ao banco de conselheiros do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). De janeiro a março, os acessos já representam metade do que foi registrado em todo o ano passado. Muitos desses profissionais, inclusive, firmaram seus compromissos para 2012 neste primeiro trimestre e, agora, precisam recusar novos convites.

Esse é o caso de Ana Novaes, que atualmente é conselheira de três empresas de capital aberto: a CCR, a CPFL e a Metalfrio. "Este ano já não considero participar de nenhum outro conselho. É preciso ter um limite, pois a atividade demanda tempo e estudo", ressalta Ana, que exerce a função há dez anos e também é sócia de uma consultoria empresarial.

 

 

Notícia publicada pelo Valor Econômico em 22/03/12. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/carreira/2581290/temporada-de-caca-aos-conselheiros

 

 

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing