Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias Acionista pressiona Apple a mudar eleição do conselho


Acionista pressiona Apple a mudar eleição do conselho

Por Dan McCrum | Financial Times, de Nova York

A Apple está sendo pressionada pelo maior fundo de pensão público dos Estados Unidos para mudar a forma como elegerá seus conselheiros na assembleia anual que ocorrerá neste mês.

O Calpers - fundo de previdência dos funcionários públicos da Califórnia - quer que a maior empresa americana em valor de mercado permita que seus conselheiros sejam eleitos pelo voto da maioria dos acionistas.

Atualmente, os acionistas da Apple podem apenas de abster de votar, em vez de votar contra. Assim, se um conselheiro não enfrenta oposição, é necessário apenas um voto a favor para garantir o posto, não importando quantas abstenções tenha havido.

No ano passado, o fundo de pensão submeteu uma proposta para que a Apple adotasse a votação majoritária em sua eleição anual para membros do conselho, que, na ocasião, foi apoiada por 73% dos acionistas.

Mas, como a moção não era vinculante, a Apple se negou a mudar os procedimentos de voto, anulando o que tinha sido considerado uma grande vitória dos acionistas.

 

 

Matéria produzida pelo jornal Financial Times e publicada pelo Valor Econômico em 07/02/12. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/impresso/eu-sa/acionista-pressiona-apple-mudar-eleicao-do-conselho

 

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing