Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias UOL dá adeus à bolsa


UOL dá adeus à bolsa

São Paulo - A abertura de capital de uma empresa é sempre um momento de alegria incontida — basta ver aquelas tradicionais fotos dos fundadores abrindo o pregão, sorrisão no rosto, sob uma chuva de papel picado. Trata-se de um rito de passagem, em que a companhia recebe o selo de aprovação do mercado e inicia o que todos esperam ser uma nova trajetória de expansão.

Com o UOL, maior empresa de internet do Brasil, não foi diferente. Em 16 de dezembro de 2005, quando a companhia listou suas ações na Bovespa, reinava um clima de festa. As ações da empresa subiram 16% no dia da estreia na bolsa. Infelizmente, para o UOL e para quem apostou na empresa naquele dia, houve poucos motivos para celebrar nos anos seguintes.

As ações da empresa teimaram em não andar para a frente — passaram a maior parte do tempo abaixo do preço do dia da abertura de capital. Em julho do ano passado, a Folhapar, controladora do UOL, lançou uma oferta para comprar todas as ações em circulação no mercado. Em janeiro, a empresa fechou seu capital e deu adeus à Bovespa. Não houve chuva de papel picado.

Por motivos intrínsecos à sua natureza, uma operação de fechamento de capital é cercada de certo mistério. Quando uma empresa vai à bolsa, é obrigada pelos reguladores a ser o mais transparente possível sobre seu negócio. Como o interesse, nesse caso, é atrair investidores para uma história de sucesso, as empresas abrem seus resultados, enumeram seus planos de crescimento, sua estratégia para o futuro: a essência da abertura de capital é compartilhar com outros acionistas o que virá à frente.

Com o fechamento de capital, acontece o exato oposto. A ideia é justamente convencer os minoritários a vender suas ações — e, como o controlador que faz a oferta vê grande potencial de ganho com a operação, a melhor estratégia para que o negócio saia é manter o bico calado e fazer valer a tese de que o dinheiro posto na mesa é suficiente.

 

Matéria publicada pelo Portal Exame em 02/02/2012. Para ler a íntegra, acesse o site:

http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1009/noticias/uol-da-adeus-a-bolsa

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing