A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) colocou ontem em audiência pública a proposta de regras para adequar os produtos e serviços de investimento ao perfil do cliente, procedimento conhecido pelo termo em inglês "suitability".
Segundo comunicado da autarquia, as regras de "suitability" elevam o nível de proteção às pessoas físicas em um momento em que os investidores tendem a assumir mais riscos em suas aplicações na busca de rentabilidade, face à queda da taxa de juros. "Esse é um movimento saudável, em princípio, que, no entanto, deve ser acompanhado de um maior cuidado na recomendação e oferta de produtos aos clientes", informou a CVM.
Conforme a minuta que traz as propostas de novas regras, a verificação de adequação ao perfil do cliente deverá levar em conta o enquadramento dos produtos e serviços oferecidos aos objetivos de investimento e sua compatibilidade com a situação financeira do cliente.
Notícia publicada pelo Valor Econômico em 14/12/11. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:
http://www.valor.com.br/impresso/eu-investimentos/cvm-quer-impor-respeito-ao-perfil-do-investidor
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