Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
notícias Gradual pagará estudo para encerrar processo da CVM


Gradual pagará estudo para encerrar processo da CVM

Por Juliana Ennes | Do Rio
Em uma atitude que mistura a imagem de instituição educadora à figura de órgão regulador com papel punitivo, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aceitou fechar um acordo diferente com a corretora Gradual para encerrar um processo administrativo instaurado em 2008. Além do pagamento de R$ 600 mil, a corretora vai ter de financiar um estudo sobre a eficiência do mercado acionário brasileiro, a ser desenvolvido pela empresa internacional Oxera Consulting.

A CVM já havia rejeitado duas propostas de acordo realizadas pela Gradual desde o ano passado. A proposta financeira chegou a ser para o pagamento de R$ 2 milhões, e ainda assim a autarquia não aprovou, por considerar que permanecia "desproporcional à reprovabilidade da conduta atribuída" à corretora.

Agora, com um pagamento 70% menor do que chegou a ser ofertado, mas com a inclusão do estudo sobre o mercado brasileiro, a autarquia aceitou o termo de compromisso. No entanto, a votação não foi unânime. O diretor Eli Loria, conforme divulgado no texto de apreciação do termo, entendeu que a aceitação da nova proposta seria "inoportuna e inconveniente".

 

 

Notícia publicada em 25/11/11 pelo Valor Econômico. Para lê-la na íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/impresso/eu-investimentos/gradual-pagara-estudo-para-encerrar-processo-da-cvm

 


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing