Escolhido pelo controlador na Assembléia Geral dos Acionistas da Telemar Norte Leste para realizar a avaliação econômica das ações da companhia que determinarão o valor de reembolso aos acionistas dissidentes, o Citibank declarou que não pode preparar um laudo que atenda todas as exigências previstas pela Lei das S/A. É uma decisão incomum, já que o banco se declarou apto e apresentou proposta detalhada para realizar o trabalho, um mês atrás.
Com isso, a Telemar está convocando nova AGE para o dia 3 de novembro, conforme edital publicado apenas no Valor Econômico de 17 de outubro. Na assembléia, o conselho apresentará uma lista de três novas empresas para os acionistas votarem.
O edital não diz, mas a recusa do Citibank em preparar a avaliação da TMAR pode ter origem numa correspondência enviada por minoritários para a direção do banco. Datada de 21 de setembro, a carta alerta ao Citibank para o parágrafo 6º da Lei 6404, que deixa clara a responsabilidade dos avaliadores perante a companhia, acionistas e terceiros, pelos danos que causarem por culpa ou dolo na avaliação dos bens.
Como é sabido, a reestruturação da Oi tem sido conduzida pela administração da companhia a despeito das reclamações dos minoritários quanto à forma de avaliação das ações das empresas que compõem o grupo.
Leia a carta endereçada ao Citibank aqui. Para acessar a versão em português, clique aqui.
Conheça a Lei da S/A aqui
Por Transparência e Governança
< Anterior | Próximo > |
---|