Transparência e Governança

 
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size


CVM: Relatórios de administração deverão informar sobre decisões tomadas por orientação do controlador

 

Valor Econômico - 26/2/2015 - 12:47:31

Ana Paula Ragazzi

De Rio

A Superintendência de Relações com Empresas (SEP) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informa às companhias abertas que o relatório da administração, que normalmente acompanha as demonstrações de resultado, deverá trazer informações relativas às “decisões tomadas em função de orientações recebidas do acionista controlador sobre as atividades da companhia”, tais como  investimentos, celebração de contratos, política de preços, entre outros.

O documento deverá trazer, ainda, os reflexos de tais decisões, “quantificando sempre que possível, no desempenho da companhia”.

Se for o caso, diz a autarquia, é importante também a descrição dos principais investimentos realizados em decorrência do exercício de políticas públicas.

Por fim, o relatório deve tratar das perspectivas e planos para o exercício em curso e os futuros, especialmente aqueles relacionados às metas que a companhia deverá perseguir no atendimento de seu objeto social, baseando-se em premissas e fundamentos objetivos, e, se for o caso, à luz do definido em planos plurianuais.

A SEP divulgou hoje seu ofício anual, com orientações às companhias abertas. O documento se baseia em acontecimentos do ano anterior do mercado, que podem ter gerado dúvidas e discussões. Neste ano, uma série de pontos do ofício lembram episódios  envolvendo a Petrobras, apesar de a CVM não citar casos específicos.

http://www.valor.com.br/empresas/3929052/cvm-divulga-documento-com-orientacoes-companhias-abertas

 

Política de Moderação


Copyright © 2019 Transparência e Governança. Todos os direitos reservados.
___by: ITOO Webmarketing