Uma das primeiras lições ao estudar investimentos é que ao se tornar acionista de uma companhia listada na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa), a pessoa se torna sócia da empresa. Mas até onde vai a atuação dos acionistas minoritários e quais os seus direitos? Visando discutir essas e outras questões foi lançado o site Transparência e Governança (www.transparenciaegovernanca.com.br/TG), que tem o objetivo de informar e promover debate entre os pequenos investidores.
"Percebemos que algumas questões são repetitivas entre os investidores. A ideia foi criar um espaço de debate, um fórum de discussão", explica o sócio da Polo Capital, Claudio Andrade. A Polo Capital é uma gestora de recursos e idealizadora do site.
O espaço traz notícias de companhias abertas que podem ser comentadas pelos investidores. A partir de hoje, três advogados especialistas passarão a dar opinião sobre os casos apresentados. Além disso, é possível enviar sugestões de eventos para os leitores do site.
Uma sugestão recentemente enviada foi sobre a Laep e suas diversas subscrições (aumento do número de ações da empresa). Segundo os minoritários, o aumento do capital social da companhia prejudicou a cotação do papel na Bovespa. Os acionistas chegaram a fazer um abaixo-assinado online para ser enviado ao setor de Relações com Investidores da Laep (www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=LAEP2011).
"O debate gera consequências sobre a regulação. Pretendemos encaminhar as discussões e propostas para a Bolsa", diz. Até o fim de novembro devem ser lançados fóruns ao vivo, com especialistas debatendo em tempo real com os usuários.
Matéria publicada pelo O Estado de São Paulo. Para lê-la na íntegra, acesse o site do jornal:
< Prev | Next > |
---|