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Ativismo direcionado ganha mais espaço nas companhias

Por Juliana Ennes | Do Rio

Os acionistas brasileiros estão começando a se tornar ativistas, a exemplo de atuação já consolidada no exterior. Descobriram a importância e o alcance do seu papel como agentes de governança empresarial, em vez de ficar à mercê dos conselhos de administração e de órgãos reguladores. Por isso, as empresas brasileiras devem começar a sentir com maior força o impacto da pressão exercida por esses acionistas. Mas isso não é necessariamente ruim, explica o especialista internacional John Wilcox, presidente da Sodali, consultoria europeia.

Ele acredita que a qualidade do ativismo no ano que vem será superior e as companhias poderão prever suas vulnerabilidades.

O especialista disse que o ativismo direcionado e específico para cada companhia está aumentando, enquanto a atuação genérica sobre governança segue perdendo espaço.

Wilcox avalia que, há poucos anos, o foco dos ativistas limitava-se à busca de direitos dos minoritários, políticas de governança e transparência. Agora, o leque de ambições está sendo ampliado e os ativistas passam a querer discutir as estratégias das companhias, a implementação de políticas por parte do conselho de administração, no modelo conhecido como "faça ou explique", em que as empresas devem seguir as melhores práticas de governança ou dar uma explicação convincente ao mercado motivo por que elas foram deixadas de lado.

O porte dos acionistas, segundo Wilcox, interfere na sua maneira de atuar ante as companhias. Usualmente, os pequenos acionistas ativistas são menos propensos a lidar com as questões fundamentais do negócio da empresa em que investem.

 

 

Matéria publicada pelo Valor Econômico em 30/11/11. Para ler a íntegra, acesse o site do jornal:

http://www.valor.com.br/impresso/empresas/ativismo-direcionado-ganha-mais-espaco-nas-companhias

 

 


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